quarta-feira, 2 de agosto de 2023

ESTRUTURA DO PEJA 1. CURRÍCULO . EIXO CULTURA


 PEJA I 

É o trabalho referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Está organizado em dois blocos de aprendizagem com duração média de 01 ano em cada bloco. Nosso Curso nos possibilita lecionar no PEJA I, ou seja, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Então vamos conhecer a organização curricular do Município do Rio.

Os Professores II são responsáveis pelas turmas do PEJA I 

CURRÍCULO

Além dos componentes curriculares que já vimos: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências etc., a SME do Rio de Janeiro o currículo elaborado para EJA está vinculado a três eixos estruturantes para o planejamento do professor. São eles:

Eixo Cultura

Eixo Trabalho

Eixo Ambiente


Eixo Cultura 

Referencial Teórico/Conceito Em linhas gerais, a cultura corresponde a toda uma produção humana intelectual e prática socio-históricamente elaborada como processos histórico-sociais-políticos dinâmicos. Consideramos que as diversas sociedades são produtoras de culturas também diversas e que há a urgente necessidade de reconhecer a legitimidade dessas culturas desconstruindo a invisibilização, o apagamento e o silenciamento, como medidas político-pedagógicas que contribuem para combater a produção dos diferentes tipos de preconceitos.

compreendemos que a perspectiva dos estudos das relações interculturais podem oferecer significativas contribuições ao currículo do PEJA, com relação ao presente eixo, por trabalhar, para além do reconhecimento das diferentes culturas, com o diálogo entre elas. Também, por entender as diferenças culturais como enriquecimento do processo pedagógico por meio do atravessamento de experiências que revelam diversas formas de pensar e conceber o mundo em que vivemos e suas questões. É de extrema relevância que o trabalho pedagógico fundamentado por essa perspectiva contribua para superarmos a falta de sensibilidade à heterogeneidade. Para isso, importa o reconhecer como legítimas as diferenças e o direito à diferença, bem como reconhecer que a igualdade não reside na homogeneização, mas na produção de oportunidades considerando as diferenças entre os sujeitos. Isso significa educar negociando sentidos produzidos socialmente (inclusive epistemologicamente), avaliar na diferença, construir na e a partir da escola políticas de equidade e identidade.

Responda no Caderno (atividade em grupo)

Problematização para a Participação Cidadã 

1 O que você entende por cultura? Todo cidadão tem acesso à cultura? 

2 Como a cultura se manifesta? Estamos inseridos em uma cultura?

3 Existem pessoas sem cultura? 

4 Que produções culturais você observa em sua comunidade? 

5 Você conhece quais patrimônios culturais existem no bairro onde você mora? 

6 Entendendo que toda produção artística reflete a nossa cultura, você percebe uma valorização e/ou um preconceito em relação as diferentes manifestações culturais? 

7 O que entendemos por preconceito? 

8 Como lidar com conflitos relacionados à religião, gênero e idade na sala de aula? Atualmente há uma imposição ou conscientização de valores propagados pela mídia? 

9 O que compreendemos por intolerância e aceitação? O que nos impede de aceitar o outro? O que nos leva à intolerância com o diferente de nós? 

10 Como a diversidade cultural pode contribuir para a formação de uma identidade escolar? 

11 Qual a importância de promover discussões sobre diversidade cultural? 

12 Como a sua escola trabalha a diversidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

4º BIMESTRE EIXO AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES À ALFABETIZAÇÃO NA EJA

 4º bimestre EIXO 4º BIMESTRE AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES À ALFABETIZAÇÃO NA EJA Analisar as diferentes propostas de alfabetização de Jovens e...